Economia Colaborativa: entenda os benefícios.

A economia compartilhada, como também é chamada, está em alta por ser uma ótima maneira de diminuir os gastos. Ela visa a conscientização das pessoas para que tenham uma percepção diferente nas relações de consumo.

Qual o conceito de economia colaborativa?

Economia Colaborativa traz uma perspectiva onde os serviços e bens são obtidos de forma compartilhada pelos indivíduos. 

De forma prática, vamos explicar e dar alguns exemplos. Imagine que você precise pendurar alguns quadros, mas não tem furadeira. Por que ir até a loja de material de construção, se você pode usar um aplicativo, alugar uma e usar somente quando precisar? Esta é uma das vantagens da economia colaborativa. 

Economia colaborativa para o bolso

Aqui vão alguns exemplos onde a economia colaborativa pode ajudar o seu bolso:

  • Aluguel em vez de compra:

Na maioria das vezes temos muitos objetos sem serventia em nossas casas. Através da economia colaborativa, esses objetos podem ser alugados, te ajudando a liberar espaço em casa e te dando uma graninha extra.

  • Economia no transporte:

Hoje, você pode fazer uma viagem compartilhada em aplicativos de transportes com a finalidade de colocar em prática a economia colaborativa e economizar um bom dinheiro. Ou até fornecer carona para colegas de trabalho, dividindo o valor da gasolina, e assim, os dois lados conseguem economizar.

  • Compartilhamento de espaços:

Os coworkings surgiram para diminuir os custos. Algumas empresas se unem para dividir o mesmo espaço físico. É um modelo surgido nos anos 30 que ganhou uma forte sobrevida nos últimos anos. Especialmente onde o metro quadrado é mais caro, o compartilhamento de espaços é cada vez mais utilizado.   

Viu? A economia colaborativa influencia nos seus gastos, e é uma tendência na qual vale a pena investir.

Nos acompanhe no Instagram e veja mais dicas como esta para otimizar sua vida financeira.